sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Obtenção de materias pelos heterotróficos.

Título: Obtenção de matérias pelos seres heterocíclicos.
Os seres heterotroficos obtêm do meio as substâncias orgânicas de que necessitm, não têm capacidades para fabricar os composto orgânicos apartir dos composto inorgânicos, assim utilizam matria orgânico já fabricada para manter as suas células.

Subtítulo: Ingestão, Digestão e Absorção.


Estes são processos fundanentais para que os nutrientes possam ser utilizados pelas células animais.

Introdução: O que é ingestão? Que é digestão? O que absorção?

Objectivos:

· Conhecer os diferentes sistemas digestivos dos animais.
· Conhecer o sistema digestivo do Homem.
· Saber o que é indigestão.
· Saber o que é digestão.
· Saber o que é absorção.

Desenvolvimento:

· Sistema endomembrana,(retículo endomembrana)
· Complexo de golgi,(dictiossomas)
· Liossomas.
· Veiculo digestivo.
· heterofagia.
· Veiculos autofagicos.
· Autofagicos.
· Igestão.
· Digestão.
· Absoração.
· Digestão extracelular.
· Cvidade gastrovascular.
· Tubo digestivo incompleto.
· tiflosoles.
· Vilocsidades.
· Nanotecnolgia.

Sistema endomembrana (retículo endoplasmatico):
É maior parte do volume de uma célula eucariótica constituído pelo retículo endoplasmatio, pelo complexo de golgi e pele membrana nuclear.
Por a sua grande importância, a membrana plasmático não é única que existe na célula. Este sistema encontra-se em contacto com outra membrana, constituído pela membrana de invólucro nuclear: retículo endoplasmatico , e complexo golgi, que funcionam entre si. As suas células possuem ainda outras membranas para além do sistema endomembranar. Que se chamam mitocôndrias e cloroplastas. Estes fazem parte dos processos de obtenção de energia por parte de células.
O sistema endomembranar, entre outras funçõe esta relacionado com os processos de digestão celular, verificando-se que existe uma relação funcional entre os seus constituintes, e particularmente, entre o retículo endoplasmatico , complexo de golgi e os lisossomas:.
Retículo endoplasmático: (RE) é grande parte de superfície membrana interna das células é constituída por uma extensa rede de membranas que se distribui por todo o citoplasma. É um conjunto de cisternas achatadas, túbolos e vesículas e esféricas., formando um sistema contínuo entre a membrana plasmática e o invólucro nuclear.
Existem dois tipos de (RE): O retículo endoplasmatico rugoso (RER) que possui ribossomas ligados ás face externa das suas membranas, o que lhe confere um aspecto rugoso, e retículo endplasmático liso (REL), não possui ribossomas, apresentando, por isso um aspecto liso. O RER é a maior região de síntese de proteínas (algumas das quais são enzimas), enquanto que o REL se encontra envolvido na síntese de foselíoados e na elaboração de novas membranas. Este dois tipos de retículo podem coexistir na célula na e comunicar entre si.
Mas a ligações entre as diferentes cavidades do retículo não são permanentes.
O retículo endoplasmático é formado por canais delimitados por membranas. Esses canais comunicam-se com o carioteca. O retículo endoplasmático pode ser considerado uma rede de distribuição, levando material de que a célula necessita, de um ponto qualquer até seu ponto de utilização. O retículo endoplasmático tem portanto função de transporte servindo como canal de comunicação entre o núcleo celular, descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown, que contém DNA da célula. É delimitado pelo
envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da células.





in www.cientic.com/tema_celula_img1.html

Complexo de golgi:
É composto pelos todos dictiossomas de uma célula . Cada dictiossoma é composto por conjunto de sáculos ou cisternas achatadas e empelhadas de forma regular, na perferia das quais existe uma série vesículas.
A face de constituição dos dictiossomas recebe matérias (proteínas) do RE através das ligações diectos . por intermédios de canalíulos ou através da fusão de vesículas. As cisternas, que se vão constituindo na face de constituição, vão substituindo as que se situam na face de maturação que por sua vez, dão origem a vesículo da secreção.
O complexo de golgi esta envolvido complexo golgiense é uma
organela encontrada em quase todas as células eucarióticas. O nome provém de Camilo Golgi, que foi quem o identificou. É formado por sacos achatados e vesículas, sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomaticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. É responsável também pela formação dos lisossomos, da lamela média dos vegetais e do acrossomo do espermatozóide e está ligado à sintese de polissacarídeos. Acredita-se, ainda, que o complexo de Golgi seja responsável por alguns processos pós traducionais, tais como adicionar sinalizadores às proteínas, que as direcionam para os locais da célula onde atuarão.
Em processo de secreção síntese de diversas substanciais, tais com gloproteínas e polissacarideos.


www.cientic.com/tema_celula_img1.html


Lisossomas:
Os lisossomas são composto por pequenas vesículas, esféricas delimitadas por uma membrana e que contêm vários tipos de
Enzimas, hidrolicas que estão envolvido no processo de digestão celular.
Os liosossomas formam-se na face de maturação do complexo de golgi e podem unir-se a uma vesícula endocrítica, formado um corpo de maiores dimensões chamado veículo digestivo.
É neste componente que ocorre a acção digestão das substâncias captadas por endocritose, a favor Das enzimas hidrolicas provenientes do liosossomas também participam na digestão dos próprios organelos celulares, composto para tal veículos autofágicos ou autofagia, o processo que comanda uma auto-renovação de células, através da reciclagem dos compostos químico, que constituem. Ao fim este processo é controlado. Contudo existem um processo de anomalias em que o fenómeno conduz a patologia. Referimos a silicose como um exemplo desses acções química. O microcristais de sílicas, inalado ao longo de anos pelos mineiros, vai perfurando os lisossomas das células do parênquima pulmonar. Assim as enzimas iniciam um movimento de autofágia irregular que conduz à destruição sucessíva deste órgão.

Heterotroficos multicelulares:
Nos organismos unicelulares, todo processo de obtenção, digestão, distribuição dos nutrientes é efectuado pela célula.
Contudo maioria dos hetrotroficos multicelulares, o processamento dos alimentos até que estes passam a fornecer os seus constituintes para que estejam utilizados pelas células engloba ingestão, digestão e absorção
.
Ingestão:
Consiste na introdução dos alimentos no interior do corpo animal ou o ser humano para, o organismo, este processo faz também dos seres heterotroficos unicelulares







Digestão:







É o conjunto de processos transforrmação de moléculas complexas dos alimentos em moléculas mais simples , este processo é enssencilmente químico e envolve a acção de enzimas.







Absoração:







Consiste na passagem dos nutrientes o resto de digestão para o meu interno, neste caso a passagem das moléculas mais pequenas através das paredes dos orgãos digestivos.







Nos animais mas simples, absorção faz-se directamente para as células, enquanto nos mais evoluidos a absorção relizase entre o orgão digestivo e sistema de transporte, e é que posterioemente que faz chegar os para as células.
Conclusão:
Conhecer diferentes estratégias de obtenção de matéria por diferentes seres heterotróficos, intrepreitar conceitos de ingestão, e digestão e absorção Comparar a digestão como diversos tipos de processos utilzados pelos seres.








Bibliografia
CARRAJOLA, C.; CASTRO. M. J.; HILÁRIO,T. - Planeta com Vida Biologia (Vol. 2). Santillana, Carnaxide, 2007
MATIAS, O. e MARTINS, P. - Biologia 10/11 Livro do Professor, Areal Editores, Porto, 2007

1 comentário:

Sra.Calhau disse...

Como é que é possivel colocarem um trabalho destes com tantos erros ortográficos..?!Uma pessoa que não tenha o minimo conhecimento da matéria pode ser induzida em erro com certas expressões aqui usadas..
Uma correção era bem vinda..